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MotoCheck-Up de Belo Horizonte realiza pesquisa com 2 mil motociclistas

Durante a 23ª edição do MotoCheck-Up, realizada em Belo Horizonte (MG), que rolou entre os dias 19 e 21 de setembro, foi realizada uma pesquisa sobre o perfil do motociclista mineiro. Ficou constatado alguns dados interessantes, como: 89,2% dos condutores de motocicletas usam o veículo para ir e voltar do trabalho e, destes, 38,5% trabalham como motofretistas. Além disso, 52,3% pilotam a motocicleta de 2 a 4 horas por dia, 24,4% de 5 a 8 horas e 23,3% por mais de 8 horas.

Esta edição do evento foi realizada pela Abraciclo em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Guarda Municipal BHTrans, Prefeitura de Belo Horizonte, Polícia Civil e Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), e contou com 2.001 participantes.

Essa mesma pesquisa revelou que 58,6% dos motociclistas são experientes, pois pilotam há mais de 10 anos. O levantamento também indicou que 96,1% dos pilotos de moto são homens, e a faixa etária predominante está entre 31 a 40 anos (37,9%); os que têm de 26 a 30 anos aparecem em seguida, com 19,4%, e os de 41 a 50 anos vêm logo atrás, com 19,1%. A maior parte dos entrevistados nunca se envolveu em acidente – 54,6% – e tem consciência em relação à importância da utilização dos equipamentos de segurança.

Idade da frota

A pesquisa mostrou também que a maioria das motocicletas presentes (65%) foi fabricada na década aatual, ou seja, entre 2011 e 2018. Das motos que circularam pelo local, a maioria (76,7%) era de baixa cilindrada. Entre todas as máquinas de duas rodas, 92,3% tinham freios convencionais, 4% eram equipadas com CBS e apenas 3,7% com ABS.

Itens com mais desgate

Durante os três dias do MotoCheck-Up foi realizada a vistoria gratuita de 21 itens de segurança das motocicletas dos participantes. Na vistoria, os mecânicos apuraram que o freio traseiro foi o item que mais apresentou desgaste (12,9%), seguido da luz de freio (10,7%). Em terceiro lugar apareceu o freio dianteiro empatado com o pneu traseiro (ambos com 10,2%). O pneu dianteiro ficou em quarto (8,8%), a relação – sistema de transmissão – apareceu em quinto (7,1%), o nível do fluído de freio em sexto (4,7%) e os espelhos em sétimo lugar (4,4%).

O programa MotoCheck Up reúne uma série de ações educativas, co vistoria gratuita dos 21 itens de segurança. Os participantes também assistem a uma vídeo-palestra sobre pilotagem segura e respeito às regras de trânsito, além de uma demonstração prática de frenagem correta.

 

FONTE: Revista Moto Adventure - BR

DATA: 01/10/2018

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